home ›› Notícias ›› [Clipping] MAIS FORTE’ REVELA DEZ ANOS DE BATALHAS PELA SEGURANÇA OLÍMPICA

Notícias

[Clipping] MAIS FORTE’ REVELA DEZ ANOS DE BATALHAS PELA SEGURANÇA OLÍMPICA

06/08/2017

[Clipping] MAIS FORTE’ REVELA DEZ ANOS DE BATALHAS PELA SEGURANÇA OLÍMPICA

O livro “Mais Forte – Olimpíadas seguras em meio ao caos”, que será lançado nesta segunda-feira (07/08) pela Editora Maquinária na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, traz pela primeira vez ao público episódios inéditos envolvendo a Segurança Pública do Rio de Janeiro e sua relação com os Jogos Olímpicos de 2016. As histórias foram escritas pelo diretor de Segurança do Comitê Rio 2016, Luiz Fernando Corrêa (ex-diretor da PF e ex-secretário nacional de Segurança), pelo gerente de Segurança do comitê, o policial Henrique Borri, e pelo gerente de Segurança do Maracanã, o coronel Mário Sérgio Duarte (ex-comandante-geral da PM e ex-comandante do Bope).

A história começa a ser narrada antes do Pan de 2007, quando os três autores se encontraram pela primeira vez – Borri e Luiz Fernando trabalharam diretamente no evento, e Mário Sérgio era então assessor especial da Secretaria de Segurança. O livro tem cenas cinematográficas, como um comandante da PM indo se encontrar secretamente com os gestores do Pan para evitar que o governo soubesse, um protesto da Força Nacional e o roubo de materiais do Engenhão no dia em que o estádio recebeu seu primeiro evento.

Os cenários passam por reuniões em Brasília, quando a ex-presidente Dilma começava a se inteirar da Segurança olímpica, até Londres, quando a comitiva vai acompanhar os jogos de 2012. O leitor poderá conhecer episódios até então desconhecidos do público, como a distração que permitiu a entrada de um andarilho venezuelano na reforçadíssima Vila Olímpica e o encontro entre uma guarnição inteira da Força Nacionel e dez traficantes da Cidade de Deus.

E há cenas kafkianas: desde a burocracia estatal complicando cenários até mesmo uma intimação judicial chegando para o diretor de segurança do Maracanã horas antes da grande abertura dos Jogos.

Pode-se agendar entrevistas com os autores pelo email livromaisforte@gmail.com

Serviço do lançamento

Data e hora: 07/08/2017, segunda-feira, 18h

Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon

Obra: Mais Forte – Olimpíadas Seguras em Meio ao Caos; 272 páginas, Editora

Maquinária

http://www.maquinariaeditora.com.br/maqui/site/
Link para comprar o livro (impresso) online

http://www.travessa.com.br/mais-forte-olimpiadas-seguras-em-meio-ao-caos/artigo/3f1860f1-2dd1-4575-bcd9-149153cde213
Versão em inglês

http://www.travessa.com.br/fortius-safe-olympic-games-amidst-the-caos/artigo/52979ff1-c50d-4882-b44f-17ae32cfed3f

FONTE: GUSTAVO DE ALMEIDA (JORNALISTA)

Estamos no Facebook